Postagens

Mostrando postagens de julho, 2010

Cyca Revoluta doente

Imagem
Como tratar a doença na cica? Tenho visto muitos problemas nas cicas, causados provavelmente por fungos. Aparecem diversas manchas amareladas nas folhas e a planta vai perdendo o viço.  O tratamento que me foi indicado pela paisagista Francisca Pires foi muito eficiente e simples: Aplicar sulfato de cobre diluído em água conforme orientação do rótulo (usei o cuprodimmy).  A aplicação é via foliar - um spray comum banhando bastante a planta inteira uma vez por semana, no final da tarde. O tratamento durou três semanas, ou seja, foram três aplicações.  Depois disso, fiz uma poda radical. 99% das folhas foram retiradas e pensei que a planta fosse morrer. Mas o resultado foi surpreendentemente rápido.  Estas fotos ilustram bem o estado da cica no começo das aplicações. Em apenas três semanas ela já havia rebrotado!  O ressurgimento das novas folhas foi um espetáculo da natureza!  Aqui está uma sequência de fotos que fui tirando a cada quatro ou cinco dias.  As novas folhas cresciam

Xilema e Floema

Imagem
Durante um serviço de poda, consegui fotografar a seiva de alguns galhos de uma jaqueira (Artocarpus heterophyllus). O floema é esse líquido branco escorrendo, localizado na camada mais externa do caule, abaixo do tecido da casca. Também chamado de líber, transporta seiva elaborada (orgânica), produto da fotossíntese onde os nutrientes trazidos no xilema são convertidos em glicose (energia para a planta). O xilema (ou lenho), transporta a seiva bruta (inorgânica) composta de nutrientes, água e sais minerais retirados do solo. Localiza-se na camada mais interna do caule. Leva a seiva das raízes até as folhas, onde farão fotossíntese. Na parte central do corte distinguimos também o cerne, a parte mais antiga, dura e escura da madeira. O cerne tem a função de sustentar a planta. Floema e xilema encontram-se em plantas traqueófitas (vasculares), ou seja, as que têm vasos condutores por onde a seiva se transporta, como as gimnospermas, as angiospermas e as pteridófitas.

Inverno Colorido

Imagem
Quem disse que o inverno é cinza e triste?  O inverno de Brasília é um pouco frio e muito seco. Porém, o céu é imensamente azul e os finais de tarde são alaranjados.  Nesta época do ano podemos contar com um jardim colorido, com a exuberência dos bouganviles, orquídeas, cabeça-de-velho, azaléias e clerodendros.  A florada vermelha constrasta com o branco e fica ainda mais espetacular. Impossível passar por este jardim sem se impressionar!